A INFLUÊNCIA DO PAÍS DE ORIGEM NA INTENÇÃO DE COMPRA: UM ESTUDO SOBRE MARKETPLACES CHINESES
Resumo
Objetivo: Analisar se a confiança no país de origem afeta a intenção de compra em marketplaces chineses.
Teorias: O referencial teórico abordou as variáveis propostas neste estudo, como animosidade, etnocentrismo, reputação, confiança do país de origem, confiança na plataforma e intenção de compra.
Método: Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e a amostra foi composta de 300 respostas válidas. Posteriormente, utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Regressão para análise dos dados.
Resultados: O modelo proposto neste artigo foi validado, uma vez que as hipóteses sugeridas de que as variáveis de ‘animosidade’, ‘etnocentrismo relacionado à economia nacional’ e ‘reputação’ impactam no nível de confiança no país de origem que, por sua vez, impacta positivamente na confiança no marketplace em si, aumentando o nível de intenção de compra dos consumidores neste canal.
Contribuições teóricas/ metodológicas: O estudo contribui para melhor compreensão do processo de compra online em um cenário globalizado, à medida em que novos fatores são considerados com o avanço das tecnologias.
Contribuições gerenciais/ sociais: Há contribuições para melhor compreensão da atuação empresarial em diferentes praças, bem como das relações internacionais e diplomáticas, na medida em que afeta as relações sociais cada vez mais globalizadas e interrelacionadas
Palavras-chave: e-commerce; intenção de compra; confiança; país de origem; China.Texto completo:
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